terça-feira, 12 de junho de 2007

Distúrbio da Aprendizagem

Tem sido preocupação de todos que lidam com o processo de aprendizagem, entender as etiologias que levam a criança a não aprender a ler e nem escrever. Desde 1895, quando surgiram as primeiras descrições sobre alunos que não conseguiam ler e nem escrever, até ao presente ano, muitas causas foram levantadas gerando, conseqüentemente, diferentes formas de se lidar com essas crianças.
Acredito que a primeira idéia a ser levantada quando se aborda o tema "distúrbios de aprendizagem é entender se está diante de uma questão extremamente complexa. Sendo uma questão complexa, as hipóteses simplistas, unidirecionais, unicausais, utilizadas cotidianamente, quer por professores quer por profissionais, para explicarem o fracasso escolar precisam ser questionadas.
Nas teorias unidirecionais ou unicausais são os aspectos subjetivos ( relacionados à própria criança) que têm dominado as explicações referentes aos distúrbios de aprendizagem. O pressuposto básico é o de que se a criança não aprende é porque ela é portadora de algum problema. Com base neste pressuposto as crianças que fracassavam ( e fracassam) no processo de aprendizagem foram-lhes ( e são-lhes) dados os mais variados rótulos. Duros de cabeça, retardados escolares, imaturos, portadores de uma disfunção neurológica mínima, de um transtorno de atenção, hiperativo, disléxicos, disgráficos, disortográficos, etc. Nos casos em que o fracasso escolar deixa de ser atribuído à criança, passam os pais a serem responsáveis por tal fracasso. Ou porque não orientam os filhos, ou não estudam com ele, ou porque se separaram, ou vivem brigando, ou tiveram um outro filho ( o que provocou ciúmes naquele que não está indo bem na escola), ou porque têm só um filho.....
A complexidade do tema distúrbios de aprendizagem reside, então, no fato que o fracasso escolar não é unideterminado. Em outras palavras, não existe apenas um único fator que seja o responsável pelo fracasso escolar. Aliás, não se pode pensar, também, que apenas um único fator seja o responsável pelo sucesso escolar.

MARCINEIDE DE SOUSA SILVA
TURMA 1

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