terça-feira, 12 de junho de 2007


O que é???


Depois de algum tempo pensando, conversando, interagindo com pessoas envolvidas em idéias e ações rotuladas com o termo inclusão digital, tenho me distanciado das pretensões de buscar um significante para os complexos fenômenos sociais associados à realidade contemporânea.Imergindo nas origens históricas dos pressupostos que fizeram emergir a inclusão digital poderemos apreender as motivações, escolhas e construções que nos conduziram a pulverizar tecnologias digitais por entre favelas, aldeias, campos, periferias, entre tantos outros espaços e ciberespaços contemporâneos?Em que medida, tais medidas de fato melhoraram significativamente a vida das pessoas, possibilitaram que transformassem a realidade onde vivem ? Não se trata aqui de questionar as tecnologias ou os projetos, mas refletir abertamente sobre os rumos que tomamos...Talvez essa seja a questão! Muito mas que definir termos, ou avaliar ações, provoquemos o sistema! Inauguremos novos sentidos e ações que possam dar conta de um mundo livre, aberto e democrático. Chamemos a isso como quisermos, mas não nos deixemos levar por articulações, alienações e imposições e verborréia simplista de intenções políticas dúbias.A Inclusão Digital tem sido pauta obrigatória no cenário político nacional e internacional e motivação de várias ações, projetos e programas nas agendas sociais no Brasil e em diversos países do mundo. Concebe-se, em geral que há uma exclusão digital causada pela distribuição desigual do acesso às redes de comunicação interativa mediadas por computadores conectados à internet e prescrevem-se como soluções democráticas a universalização do acesso a tais redes, assim como a democratização da informação.Dessa forma disseminam-se centros de acesso público à internet, cursos de �alfabetização tecnológica� e outras iniciativas destinadas a minimizar a exclusão digital entre as comunidades de baixa renda. Nosso papel aqui é problematizar essa realidade e portanto propomos algumas questões fundamentais que pretendem iniciar uma discussão preliminar sobre o assunto.
O termo “inclusão digital”, de tão usado, já se tornou um jargão. É comum ver empresas e governos falando em democratização do acesso e inclusão digital sem critérios e sem prestar atenção se a tal inclusão promove os efeitos desejados. O problema é que virou moda falar do assunto, ainda mais no Brasil, com tantas dificuldades - impostos, burocracia, educação - para facilitar o acesso aos computadores.Afinal a inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava.O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná–las a usar Windows e pacotes de escritório. A analogia errônea tende a irritar os especialistas e ajuda a propagar cenários surreais da chamada inclusão digital, como é o caso de comunidades ou escolas que recebem computadores novinhos em folha, mas que nunca são utilizados porque não há telefone para conectar à internet ou porque faltam professores qualificados para repassar o conhecimento necessário.
Um dos aspectos mais importantes sobre a Inclusão Digital é a mudança nas relações dos pais com a escola. A participação e envolvimento dos pais nas atividades escolares aumentou consideravelmente. Estes pais agora fazem parte do cenário escolar junto aos filhos e é comum serem vistos juntos aos estudantes nas dependências da escola como se fossem um deles. Desde o início das atividades, o entrosamento aumentou a ponto de alguns pais colaborarem até mesmo na execução de outros projetos que estão sendo desenvolvidos paralelos ao da Inclusão Digital.



Mariama Acotirene


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